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25 de Agosto

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Por mais que se procure esclarecer ou fundamentar a importância da competição infantil como forma de colocar a criança em contato com novas experiências e estímulos bio-psicológicos, a mesma é vista sob várias óticas, onde o verdadeiro valor deveria ser o da consciência, provocada pela liderança adulta (professor/treinador), que mais do que competir é importante participar e esforçar-se para melhorar seus próprios resultados. Através dos dados coletados, pode-se entender as formas de influências (positivas ou negativas), que se supõem serem provocadas pela competição, e descritas abaixo:

POSSÍVEIS MALEFÍCIOS DA COMPETIÇÃO

1) A competição de alto nível está mais disponível às classes elitizadas.
2) Pode ocorrer grande desgaste físico, psicológico e emocional.
3) Existe um incentivo demasiado à especialização precoce, devese obedecer ao Princípio da Diversidade (fazer o maior número de movimentos possíveis).
4) Valoriza as Categorias Somáticas.
5) A competição elitiza e não massifica.
6) Promove um consumo alienado de produtos.
7) Promove valores extrínsecos ou de bens materiais e financeiros.
8) Existe a possibilidade de frustração mediante o insucesso (derrota).
9) Nem sempre ocorre um relacionamento amistoso com o adversário.
10) Os profissionais da área nem sempre estão preocupados com a valorização da competição como um todo.
11) Pode existir um grande estresse emocional.
12) A palavra "Esporte" é de origem aristocrática inglesa, sendo utilizada para elitizar os seus praticantes.
13) Ocorre uma formação universitária deficiente no preparo do profissional.
14) Promove a capacidade de superar as dores do treinamento, que às vezes podem ser traumáticas.

POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA COMPETIÇÃO

1) Promove o respeito às leis, regras, adversários e disciplina.
2) Aumenta os valores intrínsecos (vontade de auto-superação).
3) Deve estimular o Princípio da Diversidade.
4) Promove a educação pelo movimento.
5) A recompensa pertence a todos os participantes, independente de sua classificação.
6) A competição é de fundamental importância para o processo de formação educacional da criança e do adolescente.
7) Promove a integração, participação e sociabilização.
8) Estimula a uma alimentação adequada.
9) Promove hábitos de higiene pessoal.
10) Preocupa-se com uma ocupação sadia e não vadia.
11) Preocupa-se com o desenvolvimento da personalidade afetiva, social e cognitiva.
12) A auto-organização se faz presente para a criança/adolescente saber dividir o seu tempo diário.
13) Estimula a liderança e o cooperativismo.
14) Promove oportunidades de rever e fazer amigos.
15) Faz com que a educação esportiva dos pais seja melhorada, bem como seu incentivo.
16) Acarreta na aquisição de feedback intrínseco, para detecção do erro.
CONCLUSÕES
Tendo em vista os resultados obtidos tanto através da literatura esportiva infantil, quanto na opiniões de pais, professores e técnicos, pode-se concluir que:
  • Os elementos, benéficos e/ou maléficos, envolvidos com a formação e desenvolvimento da identidade atlética das crianças em idade escolar, foram identificadas sugerindo que elas sejam orientadas e trabalhadas conforme a natureza do jogo educativo;
  • Parece provável que situações decorrentes do processo de ensino e aprendizagem podem alterar o comportamento das crianças, influenciando seus desempenhos;
  • Que o incentivo demasiado à especialização precoce pode acarretar prejuízos à formação e desenvolvimento das capacidades fisicas, técnicas e psicológicas.

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