Contador de visitas

Contador de visitas

Momento Movimento

Momento Movimento

25 de Agosto

25 de Agosto
Campeão sub-14 2011

Esporte em ação

Esporte em ação


Seguidores

ARTIGOS



Traumatismos Dentários e a Prática Esportiva


Os traumatismos dentários são lesões traumáticas que atingem os dentes, o osso que o sustenta, os tecidos gengivais e os tecidos moles. Podem ocasionar perdas dentárias irreparáveis em alguns casos, tanto no momento do acidente, como durante o tratamento, como até anos após, trazendo conseqüências desfavoráveis pois nada se compara à função e a estética das estruturas dentárias íntegras.
Há alguns fatores considerados predisponentes aos traumas e dentre eles estão: pacientes com projeção acentuada dos dentes anteriores, crianças respiradoras bucais e – ou com hábito de sucção de dedo, pacientes com necessidades especiais (falta de coordenação motora), portadores de aparelho dentário fixo, alcoolismo (tanto por queda como por briga) e praticamente de esportes com certo teor de perigo.
As lesões geralmente ocorrem em crianças e adolescentes (8 a 12 anos de idade) durante as suas brincadeiras e a práticas de esportes; e em bebês (1 a 3 anos de idade), principalmente na fase que aprendem a andar. Os meninos sofrem duas vezes mais traumatismos do que as meninas sendo que cada uma em cada duas crianças está sujeita a algum tipo de trauma. As lesões localizam – se na sua maioria nos dentes anteriores, incisivos centrais e geralmente atingem um só dente, havendo, no entanto certos tipos de traumatismos, como acidentes de viação, que favorecem com lesões múltiplas. O maior número de traumatismos ocorre durante as férias de verão e na prática esportiva representando uma parcela de 14 a 39%, entre as etiologias do traumatismo dentário.
Os primeiros cuidados após um trauma devem ser de acalmar a vitima e - ou responsáveis, pois a perda total ou parcial de um dente não promove apenas o problema físico, mas também problemas emocionais. Deve-se agir com rapidez, pois quando menor o tempo decorrido desde os primeiros socorros até o encaminhamento ao cirurgião-dentista, melhores serão os resultados finais. Se houver possibilidade, deve-se localizar o dente fragmentado.
Contudo, os traumatismos dentais no esporte possuem a particularidade de poderem ser prevenidos pelo uso de protetores bucais. Bascamente estes dispositivos protegem os dentes evitando o contato violento entre dentes superiores e inferiores, redistribuindo as forças, mantendo os tecidos moles dos lábios e bochechas longe dos dentes podendo inclusive beneficiar psicologicamente o usuário trazendo-lhe segurança.
O primeiro relato da literatura do uso do protetor bucal foi em 1913 por Ted Kid Lewis (boxeador inglês) e em 1995 a ADA (American Dental Association) aprovou a atual regulamentação dos protetores orofacias, identificando o seu valor preventivo e sancionando o seu uso por todos os jogadores de esportes e atividades recreacionais com risco significativo de injúria. O boxe, no Brasil, é o único esporte que conta com regras rígidas de proteção intra-oral, ao contrário das demais modalidades esportivas, amadoras e profissional, para as quais nenhuma regra até então foi estabelecida.
Segundo a ADA, os protetores bucais devem apresentar algumas características para que tenham uma boa eficiência. O material de confecção deve ser resiliente a rasgamento, deve possuir grande absorção e transmissão das forças de impactos, deve cobrir todos os dentes presentes de um dos arcos, geralmente o superior, além de estar ajustado de forma confortável e retentiva, deve ser de fácil higienizaçao e, principalmente, não devem restringir a fala e a respiração.
No Brasil há a necessidade de maior conscientização da população no uso de protetores bucais na prática esportiva, papel este que deve ser desempenhado pelo cirurgião-dentista, pois como o cinto de segurança podemos precisar dele só uma vez.
Fonte ABO – Associação Brasileira de Odontologia
Colaboração  Dra. Dulce Helena Peres - Odontopediatra 



O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.
História do Futsal

O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1934. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball.
Características e regras do Futsal

- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. 
- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas.
- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).
- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.
- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).
- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas),.
Confederações

- No Brasil, os campeonatos e eventos de Futsal são administrados pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).
- Os campeonatos internacionais são organizados pela AMF (Associação Mundial de Futsal) com sede na cidade de Assunção (Paraguai).

Um comentário:

  1. Cara, muito show esse seu site,
    você está de parabéns.
    Gostei muito

    ResponderExcluir

Cartões de Visita & Material Gráfico

Quem sou eu

Palavra da semana

"Por que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna ". João 3:16.

As melhores Motos de Joinville

As melhores Motos de Joinville
Fale com quem entende ...